O ano de 2020 trouxe muitos desafios, sobretudo para a logística, um setor que se manteve ativo durante toda a pandemia, com soluções para atender a demanda do mercado, sem afetar as operações logísticas.
Conversamos com nosso CEO Lucas Galhardo sobre os aprendizados desse período de pandemia e as previsões para o ano de 2021.
*******
Qual foi o aprendizado de negócio mais valioso obtido na Blue Logística com essa pandemia?
Ter um bom planejamento das operações e um plano de contingência foram fundamentais para o sucesso das nossas operações.
Por atendermos aos segmentos de saúde e alimentos, a Blue Logística não parou as atividades durante a pandemia. Nosso grande impacto não foi econômico – por sermos uma empresa de forte apoio à área da saúde -, mas sim operacional.
No início da pandemia, devido a demanda do governo de lock down, trabalhamos com equipes reduzidas, em regime de escala, o que antes não acontecia. Ainda assim, conseguimos executar todas as operações dos clientes, sem prejuízo em suas atividades.
Nossas estratégias contribuíram para ajustar as equipes e formar profissionais multifuncionais, garantindo ganho de eficiência, sem cortes na folha de pagamento.
*******
E a mudança mais relevante? Sua forma de gerir, negociar, oferecer seus produtos/soluções mudou, de que forma e por quê?
Tivemos, em um curto prazo de tempo, que adequar nossas atividades administrativas, para o trabalho home office. Com isso, houve um aumento do uso de serviços digitais, em especial de aplicativos para reuniões.
Nossas vendas se tornaram mais digitais. Com a impossibilidade das visitas físicas, o setor Comercial criou novos processos para atender aos clientes de forma virtual. Com a complexidade dos nossos serviços, o uso de aplicativos de videoconferência se tornou fundamental.
Investimos em melhorias de processos, atendendo as mesmas demandas, com menos funcionários presenciais. E isso foi possível por conta da otimização e treinamento dos nossos profissionais para exercer outras atividades dentro da companhia. Como a Blue Logística atende a segmentos variados, apostamos na capacitação dos nossos colaboradores para exercer demandas em operações diferentes.
*******
Mesmo com a vacina e a estabilização da pandemia, você avalia que seu público retomará os antigos hábitos de consumo?
Fomos certificados pela ISO 9001 no ano de 2020. Em vista disso, as visitas presenciais dos nossos clientes tendem a ser cada vez menores, pela garantia que a ISO 9001 nos oferece de ter um ambiente qualificado e dentro das normas.
Além disso, todo nosso processo pode ser acompanhado pelas plataformas digitais e nosso atendimento ficou cada vez mais próximo.
Temos a capacidade de transformar clientes em amigos, pela atenção com que cuidamos das suas operações, oferecendo muito além da armazenagem e transporte. E nesse período de pandemia, esse relacionamento com o cliente ficou muito mais forte. Essa é uma característica da Blue Logística – buscar soluções e oferecer mais do que o serviço de um fornecedor.
*******
Quais devem ser as tendências para esse novo período, o pós vacina, no cenário logístico e de supply chain?
Para a Blue Logística a tendência para esse novo período é o aumento de atividades no segmento fármaco. No último ano investimos na área fria, fomos certificados pela ISO 9001 e conquistamos todas as Licenças da Anvisa para armazenagem e transporte de produtos e insumos para área de saúde. Toda essa adequação nos tornou a empresa escolhida para receber lotes das vacinas da Índia. A Blue Logística está preparada para atender a novas demandas dentro do setor.
No âmbito geral, o aumento na demanda por distribuição fracionada é a tendência para o novo período. O atendimento das operações antes se dava por D+1 e agora é por hora. As pessoas estão consumindo mais através de plataformas digitais e isso tem pressionado à agilidade de processos dentro da logística. A experiência da compra online é um mundo sem volta e os operadores precisam estar preparados para isso.
*******
Em qual dessas tendências você pretende embasar seu modelo de gestão para atender às novas demandas do mercado em 2021?
Em curto e médio prazo, procuramos atender ao segmento farmacêutico, nossa principal área de atuação, estendendo a operação também para entrega fracionada; para o e-commerce estamos com novos projetos para ampliar o segmento na nossa empresa.
Para ambas, nossa localização é privilegiada, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. No Rio de Janeiro estamos na área central, próximo ao aeroporto, porto e principais vias da cidade e isso é um grande diferencial na agilidade de entrega.
Siga a Blue Logística nas Redes Sociais:
Instagram: Blue Logística